23 ago, 2019 / por Bento Augusto

As pessoas respondem à sua experiência, não à realidade em si.

Essa é uma das 13 pressuposições da Programação Neurolinguística. Mas, afinal, como essa frase influencia na sua vida?

Desde antes de nascermos, ainda no ventre de nossas mães, começamos a viver experiências. A voz do pai, o carinho da mãe, uma sensação vivida no lado de fora da barriga que chega ao bebê. Todos esses estímulos externos formam registros, que são armazenados em nosso inconsciente.

Esses registros continuam a acontecer o tempo todo e formam o que a PNL chama de mapa, a nossa visão do mundo exterior a partir das nossas experiências. É essa visão, ou esse mapa que interpretamos e não a realidade em si.

Por este motivo, as pessoas interpretam a mesma situação de forma diferente. Onde um vê uma oportunidade, outro pode ver uma dificuldade. O que você vê como obstáculo pode ser interpretado por outro como desafio. Pense nisso quando discordar de um determinado ponto de vista com alguém.

Se abrir ao novo e compreender que o outro pensa de forma diferente, sem julgamentos de estar certo ou errado, amplia sua visão do mundo exterior e de seu próprio mundo, auxiliando no conhecimento que tem de si mesmo.

Forte abraço!