07 jan, 2020 / por Bento Augusto

Ao longo do nosso dia cumprimos uma rotina de atividades, dentro dela realizamos alguns hábitos, que são comportamentos que repetimos de maneira automática e fazemos até sem perceber.

Esses comportamentos se formam no nosso inconsciente e são fixados ali por repetição. Desde a infância somos levados a repetir ações para aprender a andar, falar, comer. Mais tarde aprendemos a escrever, estudar, trabalhar.

Todos nós possuímos hábitos que são negativos, falar ao celular enquanto dirigimos, fumar, ingerir bebidas alcoólicas, roer as unhas ou ter uma vida sedentária. No entanto, muitas pessoas insistem em repeti-los. Você tem opção, mas escolhe agir de determinada maneira, mesmo conhecendo os riscos.

O melhor caminho para eliminar padrões destrutivos está dentro nós mesmos. Na atitude de olhar para o nosso interior, levantarmos a cabeça diante das adversidades, enfrentarmos o desconhecido e nos conectarmos à coragem existente em nós.

A PNL nos fornece ferramentas para recriarmos nossos comportamentos, segundo nossos valores e crenças. Ter a consciência da importância de mudar é o primeiro passo para a transformação pessoal. Encontrar a motivação e reforçar a atitude positiva complementam o caminho da mudança de atitude.

Todos nós podemos nos reprogramar para termos atitudes mais assertivas. E quando isso acontece, quando você muda algo que lá no fundo te incomoda ou, te fez mal, as sensações são as melhores. Portanto, persista!

Forte abraço!