29 nov, 2018 / por Bento Augusto

As palavras são filtros que influenciam nossas vidas. Assim como o comando NÃO, existem outras palavras que podem mudar todo o significado de um contexto.

A palavra “tentar” é uma delas. De cara, ela já pressupõe a possibilidade de falha. Quem tenta, deixa claro que pode não concretizar. Quer um exemplo típico: Quando alguém pergunta: vai no meu aniversário hoje à noite? A pessoa responde: vou tentar. Na cabeça do aniversariante, a chance deste convidado aparecer é bem remota.

Ao contrário, quando alguém diz “chegarei mais cedo”, a assertividade pressupõe que ela vai conseguir cumprir. A nossa mente registra a mensagem “devo fazer algo” e isso influencia diretamente o comportamento.

Evite tentar, simplesmente faça!

Quer ir mais longe? Então no lugar de usar “devo” experimente “quero”. Troque a palavra “preciso” por “vou”. Em vez de “eu queria” prefira “eu quero”.

Indo mais fundo ainda na questão, você pode evitar o sentimento de frustração por não ter conseguido realizar algum comando apenas substituindo uma necessidade por uma possibilidade.

Ao invés de usar:

Eu tenho que fazer isso

Substitua por:

Eu posso fazer isso

Percebeu como a intenção se torna mais tranquila e realizável?

Mudanças incríveis estão à sua espera. Conheça a Programação Neurolinguística e se surpreenda com os resultados de uma comunicação mais poderosa e assertiva!

1234!