05 jul, 2019 / por Bento Augusto

Crenças e valores são os motivos e princípios que nos levam a agir, a buscar transformar a nossa realidade. São eles que influenciam as capacidades que eu tenho – ou quero desenvolver -, que determinam quais os comportamentos – limitantes ou possibilitadores – no dia a dia.

Para perceber um pouco como as crenças e valores agem na sua vida, faça uma análise na sua linguagem, em como você se expressa.

Por exemplo, se você costuma dizer “eu não consigo acordar cedo para fazer exercícios”, você está reforçando a crença de que não tem a capacidade de mudar esse seu comportamento. Lembre-se que tudo que você diz, seu cérebro registra, criando padrões de ação e reação.

Porém, se você tiver um valor que sobreponha essa crença, poderá compreender a intenção positiva que está por trás dele e mudar esse comportamento. Digamos que seu valor seja ser feliz e que a vida saudável vai reforçar isso que valoriza.

Trabalhar esse valor pode fazer com que você encontre a motivação para mudar essa crença – de que não consegue acordar cedo para fazer exercícios – e mudar seu comportamento para atingir o que você mais valoriza: ser feliz! Seu valor é o que motiva a ação.

Forte abraço!