11 jan, 2019 / por Bento Augusto

Muito se fala sobre o processo de coaching. Mas você sabe exatamente o que o termo significa e qual é a sua diferença frente a outros processos?

O termo Coach faz alusão sobre um caminho a ser percorrido. A principal corrente baseia-se na simbologia de uma carruagem, do francês arcaico coche, que indica o transporte de um local ao outro.

Coaching não é terapia, nem consultoria. Não é mentoring e nem Programação Neurolinguística, embora as ferramentas da PNL possam ser úteis dentro do processo. Vamos colocar cada coisa em seu lugar?

Coaching: processo para levar o indivíduo do estado atual ao estado desejado. Em que o coach (profissional) auxilia o coachee (indivíduo) a encontrar respostas internas que o levem a traçar estratégias eficazes para chegar ao estado desejado.

Consultoria: Recomendações técnicas com base em análises

Mentoring: Transferência de conhecimento de alguém mais experiente

Psicoterapia: Atendimento para compreensão das emoções e comportamentos

PNL: Técnicas para identificar como a linguagem afeta comportamentos e ações

Terapia: Processo no qual se espera uma cura emocional

Vale a pena lembrar que o Instituto VOCÊ oferece o curso de formação Coaching Integrativo Sistêmico IV elaborado seguindo os padrões internacionais da AICIS (Academia Internacional de Coaching Integrativo Sistêmico).

A parceria entre a AICIS, o Instituto VOCÊ, o Metaforum Internacional e o International Association of Coaching Institutes permite aos futuros coaches o recebimento de certificação internacional e o acompanhamento, em uma moderna e interativa rede de coaches.

Forte abraço!