01 jan, 2019 / por Bento Augusto

Você já ouviu falar em feedback? Ele pode ser positivo ou negativo e significa, basicamente, dar uma resposta a uma determinada pessoa ou acontecimento.

Dar e receber feedbacks é algo importantíssimo principalmente para líderes que buscam se desenvolver constantemente.

O objetivo do feedback é ajudar a outra pessoa a fazer algo de forma diferente, melhorando seus comportamentos e habilidades. Se você precisa dar um feedback negativo ou positivo para alguém comece reconhecendo aquilo que está sendo feito certo, ou seja, diga algo positivo a nível de identidade: se a pessoa é inteligente, esforçada, competente…

Somente depois disso dê o feedback que deve ser sobre o comportamento e não sobre a pessoa. Separe o comportamento da identidade. Evite usar expressões do tipo “eu gosto muito de você, mas…”. Prefira dizer “eu gosto muito de você e…”.

Finalize o seu feedback reforçando as habilidades da pessoa e faça uma ligação com o futuro, orientando a pessoa: “eu acredito que você vai conseguir melhores resultados”.

Agora quando estiver do outro lado e for receber um feedback esteja com a mente aberta, pensando que aquilo que está ouvindo pode lhe trazer possibilidades de desenvolvimento. Seja flexível e encare aquela situação como uma oportunidade. Tire algo positivo e avance um novo degrau na trajetória para conquistar os seus objetivos.

1234!