06 fev, 2019 / por Bento Augusto

Todos nós passamos por situações difíceis. A maneira como encaramos esses momentos é o que determina como eles serão registrados na nossa mente.

Encarar os obstáculos de maneira positiva é uma forma de passar por eles sem criar conflitos psicológicos ou emocionais. A capacidade de superar crises, pressões, traumas e problemas com flexibilidade recebe o nome de resiliência.

As pessoas resilientes não são vencidas pela perda, porque são mais do que qualquer coisa que podem ter, pensar, possuir ou lamentar.

Nós não somos capazes de controlar os fatos, mas podemos controlar nossas reações a eles. Não podemos controlar o mundo externo, mas podemos ter opções em nosso mundo interno. Não podemos controlar as outras pessoas, mas podemos desejar bem a elas e ajudá-las a ser o melhor que puderem ser.

Podemos testemunhar tudo que acontece, as alegrias, a dor, o amor e a raiva, sabendo que tudo que vemos lá fora tem um reflexo dentro de nós, que fazemos parte do mundo e não podemos nos ver separados dele.

Quem cultiva o desapego evita as perdas, mas ainda assim sentirá a dor. Permita-se vivenciá-la: ela significa que se importa e que está vivo.

Forte abraço!