17 abr, 2019 / por Bento Augusto

Você já deve ter ouvido muitas vezes a máxima que diz: só a prática leva à perfeição. Acredite, este é o caminho para alcançar a excelência.

E você sabe como atingir esse estado repleto de recursos?

A Programação Neurolinguística trata justamente do estudo da excelência humana. Ela nos mostra o caminho de como agir da forma que queremos, e não apenas como podemos.

Conhecemos muitos modelos de como a prática é capaz de influenciar nos resultados. Veja o caso dos atletas de alta performance, por exemplo. Os treinos contínuos geram resultados surpreendentes.

Tem uma frase do piloto tricampeão mundial Ayrton Senna que retrata bem a sua obstinação em atingir a excelência. “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”

Para alcançar esse estado de possibilidades é importante reproduzir ações mentais e físicas que correspondem à qualidade dos resultados que podemos produzir.

Mudar as crenças é o primeiro passo. Muitas pessoas acreditam que são incapazes de realizar determinadas tarefas. Esta é uma crença limitante. Quando você muda uma crença, muda também a sua forma de agir e seu comportamento. Quando acreditamos que podemos fazer algo, fazemos!

Outra ação mental importante para atingir a excelência está relacionada à qualidade dos nossos resultados. Pensamentos organizados, ações organizadas.

Há também a parte que remete à fisiologia. Mente e corpo formam um só sistema. Ou seja, nossa postura, respiração, expressões e movimentos, têm o poder de mudar nosso estado.

Por último, e tão importante quanto as demais, está a modelagem. A partir dela é possível identificar nas pessoas excepcionais padrões de linguagem e comportamento que nos servem de exemplo.

Agora que você já sabe como atingir a excelência, mãos à obra!

Forte abraço!